11/6/13

Para ser criativo em alguns passos práticos

Para ser criativo, você não precisa fazer muito. Na verdade, vou dar uma notícia que pode representar um certo choque pra você. Para ser criativo você não precisa "fazer" muito; talvez precise "deixar" de ser um pouco do que já é. Pense comigo; na verdade, você nasceu criativo. Naquele tempo, como você não sabia nada, tudo o que fazia era repleto de pura criatividade. Com o tempo, você foi aprendendo e quanto mais aprendia, mais se acostumava a fazer do jeito que sabia. Agora, muitos de nós só faz do jeito que sabe. E tudo o que não sabe, passou a ser considerado impossível, imoral, irresponsável, errado ou coisa pior.

Muita gente pensa que Criatividade é uma arte e eu estou disposto a respeitar esse conceito. No entanto, gostaria de propor um exercício que vai turbinar a sua criatividade em muito pouco tempo:

Sendo criativo. Módulo Básico.

1) Faça uma coisa diferente por dia. Não importa o quê, não importa se alguém vê. Apenas faça algo diferente. Quer sugestões?
Você é tímido? Dance no seu quarto sozinho sem que ninguém veja. Faça um caminho diferente para o trabalho, experimente deixar alguém passar à sua frente, sorria.
Você consegue se soltar um pouco mais? Fale com as pessoas na rua. Pergunte algo, faça um elogio, ouça; eu sei que essa é difícil mas, se você realmente quer ver sua criatividade explodir e atingir níveis que você nunca pensou ser possível, esteja preparado para ficar rouco de tanto ouvir.

2) Escolha algumas áreas da sua vida ou momentos do dia no qual você pode fazer pequenas "loucuras". Nessa área ou nesse momento, permita-se agir sem pensar. Experimente fazer isso sozinho por enquanto. "Agir sem pensar" em grupo pode ser bastante perigoso e será tratado com mais detalhes em um dos próximos módulos.

3)  Durante o seu momento de criatividade, tente controlar as críticas racionais internas. Durante esse momento, permita-se desafiar o ridículo (por isso é importante estar sozinho no início).

4) O seu lado racional precisa de tempo pra agir. Por isso, se você experimentar falar muito rápido ou escrever muito rápido, você conseguirá dizer ou escrever coisas que não foram ainda "julgadas" pelo seu lado racional. Durante esses momentos, enquanto você está permitindo fluir um verdadeiro rio de ideias, torna-se mais fácil ter ideias criativas.
Uma forma de fazer isso é fechar os olhos e digitar tudo o que vier à cabeça ou ligar um gravador e falar o mais rápido possível tudo o que vier à sua mente sem se preocupar com nenhuma consequência. Muito importante: cultive o hábito de não sair mostrando o resultado dessa experiência para outras pessoas. Elas podem não entender o contexto.

Transformando essas ideias criativas em algo prático.
Uma vez construída uma lista de ideias criativas, descanse alguns minutos ou horas e leia o que foi escrito (ou ouça o que foi gravado) com uma postura de execução e imaginando formas de implementar o que foi concebido. Nesse processo, é muito comum encontrar dificuldades de execução.

Quando uma dificuldade for encontrada, convoque o seu lado criativo a resolver os problemas levantados pelo seu lado executor de uma forma criativa.

2 comments:

  1. Muito bom Claudio. Muito bom aprender a experimentar fazer algo novo... Melhor ainda, fazer algo novo lendo esse post.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu, Ana Cunha! Muito obrigado por ler e pelo apoio de sempre!! Super beijo!

      Delete