11/4/13

Resolvendo problemas difíceis

Na resolução de um problema complexo, um passo muito importante é começar a agir e evitar a armadilha de se intimidar ante ao problema, o que pode causar a paralisia do medo.

Nesses momentos, ter um método de operar pode ser fundamental para determinar o sucesso.

Veja um procedimento abaixo:

A identificação ou definição do desafio
  1. Você consegue quebrar o problema em partes menores?
    • Se sim -> Quebre o problema.
    • Volte para o passo 1.
    • Se não -> Vá para o passo 2.
  2. Faça uma lista de pessoas ou instituições que serão impactadas.
  3. Pense a respeito de uma solução ideal imaginando que o problema já foi resolvido. 
  4. Verifique o que você gosta a respeito dessa situação. 
  5. Há algo que você não gosta a respeito dessa situação?
  6. Verifique se essa situação causa problemas para outras pessoas, para sua comunidade ou para o meio ambiente em geral. 
  7. Caso afirmativo, tente encontrar uma outra situação ideal que não causa problemas para a parte impactada. Repita esse ciclo até chegar a uma situação ideal.

A preparação
Junte todo o material e informação que você conseguir a respeito. Livros, contatos, filmes, registros de conversas, e-mails, atas de reunião, sites ou blogs, fotografias, desenhos esquemáticos. Pense um pouco mais sobre a situação ideal (quando o problema já estará resolvido), folheie todo o material que você encontrou sem nenhuma leitura detalhada (de preferência), formule perguntas, converse com as pessoas, coloque suas perguntas em fóruns de discussão e faça uma pesquisa da forma mais profunda que conseguir. Trabalhe conscientemente no desafio o mais intensamente que conseguir até você perceber que já se preparou o melhor que podia.

O pedido
Delegue o problema para o seu cérebro como se você estivesse falando com um profissional altamente capacitado, de profunda experiência na área e extremamente bem pago. Você sabe muito bem que não precisamos dar muito detalhes para esse tipo de profissional. Eles normalmente já sabem o que fazer ou estão capacitados a fazer as perguntas certas caso tenham alguma dúvida. Aprenda a tratar o seu inconsciente como se ele fosse esse tipo de profissional e ele encontrará formas de se transformar no tipo de profissional que você precisa.

Descansando a massa
Quando se faz massa de pão ou pizza, é muito comum deixar a massa descansar por algum tempo. Esse tempo é fundamental para que o fermento biológico faça seu trabalho e a massa cresça tornando o pão macio e gostoso.
Tire vantagem desse artifício. Por um tempo, simplesmente esqueça o problema. Esse período pode ser longo ou curto mas é muito importante que você se dê esse tempo. Use esse tempo para fazer coisas legais como tomar café da tarde com a sua sogra querida, comprar flores para a pessoa amada ou planejar as férias do seu sonho. A mágica precisa de algum tempo para acontecer. Permita-se ter sorte!

"Voilà!!" ou "Vualá!!" ou (Eureka!!!)
Uma ou várias outras ideias criativas para esse e outros vários problemas serão apresentadas a você como se você fosse o gênio... que realmente é.

Veja também:

No comments:

Post a Comment