Em grande parte das vezes, somos pegos de surpresa e reagimos da melhor forma que podemos. No entanto, à medida que o tempo passa, após esfriarmos a cabeça, percebemos várias alternativas de comportamento ou reação muito mais adequadas para a pessoa que gostaríamos de ser. Isso já aconteceu com você?
Uma forma de aprender com esses momentos e melhorar a vida de todos à sua volta, pode ser:
- Reconhecer que você teve a melhor (e única) atitude possível no momento
- Construir atitudes alternativas que podem ser usadas caso a situação se repita
- Acontecimento (fato)
- Sensação
- Interpretação (significado)
- Reação
Na verdade, não temos muito controle sobre boa parte dos acontecimentos. Mas, a rigor, podemos controlar a parte dos acontecimentos que são reações às nossas ações; o resto dos acontecimentos estão fora do nosso controle.
Entretanto, quando conseguimos olhar para dentro, prestar atenção às nossas emoções e aprender a reconhecer nossas sensações, passamos a ganhar consciência dos processos internos que acontecem antes das interpretações. Isso nos dá um poder incrível porque passamos a interpretar fatos (ou acontecimentos) de forma consciente o que nos permite fazer análises por várias perspectivas. Só o fato de podermos analisar um acontecimento por vários ângulos já reduz uma quantidade considerável de nossas reações intempestivas melhorando também as reações que as pessoas têm às nossas reações. Isso gera uma reação em cadeia que transmite energias positivas ao mesmo tempo que evita conflitos desnecessários e melhora a vida de todos ao redor.
Aprenda um pouco mais a respeito de como alcançar esse nível de maturidade no post: Seis maneiras práticas para ganhar maturidade emocional
No comments:
Post a Comment