9/14/13

Os sete estágios de maturidade

Você já se pegou em uma situação na qual parece que nada funciona, que você tenta de tudo ao seu alcance, busca formas novas para ampliar a sua capacidade, fica feliz enquanto está tentando formas novas mas logo depois parece que volta sempre à estaca zero?
Aposto que você também já passou por momentos no qual parece que você tem as respostas e as coisas começam a fazer algum sentido. 
Tem ainda aquelas pessoas para as quais tudo parece dar certo. Eles estão sempre sorrindo e parece que tudo o que eles precisam é, na realidade, providenciado antes mesmo que eles peçam como se houvesse alguém muito competente que trabalha com toda a dedicação só para que as coisas dêem certo para o nosso amigo.
Há ainda aquelas pessoas que parecem estar acima dos problemas. Parece que nem precisam que tudo dê certo pra elas porque é como se elas já tivéssem tudo e elas parecem se satisfazer com o tanto que têm nos deixando com a sensação de que o pão delas é mais macio e a sopa delas é muito mais saborosa.
Algumas civilizações acreditam que, ao longo da vida, um membro da tribo passará por três fases:

  • Infância
  • Vida adulta
  • Despertar

A fase chamada de infância é dividida em dois estágios que se revesam continuamente até que o cíclo de infância seja quebrado e a pessoa amadureça para a vida adulta. Os estágios da infância são:


Agora, imagine que, após quebrar o o ciclo ilusão/dor, o ser vivo chega à fase adulta. Durante essa fase, o indivíduo passará por três estágios:
- Conhecimento (talvez adquirido com as várias experiências vividas na infância)
- Compreensão (estágio no qual, basicamente, o indivíduo desiste de ensinar todo mundo a qualquer custo).
- Vigor (fase na qual tudo parece funcionar e o indivíduo sente que as coisas estão dando certo e que, com o mínimo esforço, a tarefa é realizada; como se estivéssemos trabalhando com a ferramenta certa).

Após o Vigor, nosso amigo chegará à fase de despertar na qual encontra-se:
- Visão (o indivíduo passa a se dedicar a objetivos maiores que suas próprias necessidades)
- Aloha... fase na qual a vida transforma-se num misto de canções de amor, abraços fraternais e sorrisos de amizade.

Desafio: Tente identificar, no vídeo acima, cada uma das fases ou estágios de maturidade.

Material adicional recomendado:


No comments:

Post a Comment