6/20/14

A hiperaprendizagem e o estado emocional

Você já refletiu a respeito da relação que existe entre estado emocional e a eficiência de aprendizagem?
E se o estado emocional tivesse uma relação direta com a frequência mental e cada frequência mental fosse mais apropriada para uma atividade específica? Se isso tudo for verdade, não seria razoável imaginar a existência de uma frequência mental mais apropriada para o aprendizado? Você acha que isso teria alguma relação com o fato de algumas vezes ser muito mais fácil aprender que outras?

Hiperaprendizagem - Estado Mental Expandido

Eu me lembro bem de um tempo no qual trabalhava em um ambiente bastante estressante. Naquele tempo, as pessoas da minha equipe estavam sempre muito preocupadas em entregar resultados e bater metas. Não alcançar a meta era visto como algo perigoso e, de um forma um tanto metafórica, para algumas pessoas, a meta era vista como uma questão de vida ou morte (ainda que no sentido figurado).

Essas pessoas eram muito boas no que faziam e, levando seu trabalho a sério desse jeito, não é de se esperar nada menos do que metas sendo batidas quase sempre.

De acordo com o modelo retratado na figura Hiperaprendizagem - Estado Mental Expandido, aquelas pessoas estavam sempre operando na última coluna (16-30 Hz) que está relacionada a um estado mental bom para ação e extremamente racional.

No entanto, o modelo parece sugerir que a aprendizagem se daria de forma muito mais eficiente e prazerosa quando a pessoa está em um estado mental mais próximo da segunda coluna (8-12 Hz). Parece que, nesse estado, as pessoas estariam mais abertas a experimentar conceitos novos ao invés de prontas para defender suas posições e pontos de vista.

Se existisse um método simples, fácil e eficaz que te desse o controle sobre o aprendizado e tornasse possível ajustar o seu estado mental para ampliar a sua capacidade e velocidade de aprendizagem, você estaria disposto a experimentar?

Talvez você gostasse de experimentar algumas técnicas para gerir um dos principais motivos de perda do controle emocional. O medo.


No comments:

Post a Comment