E se o estado emocional tivesse uma relação direta com a frequência mental e cada frequência mental fosse mais apropriada para uma atividade específica? Se isso tudo for verdade, não seria razoável imaginar a existência de uma frequência mental mais apropriada para o aprendizado? Você acha que isso teria alguma relação com o fato de algumas vezes ser muito mais fácil aprender que outras?
Hiperaprendizagem - Estado Mental Expandido |
Eu me lembro bem de um tempo no qual trabalhava em um ambiente bastante estressante. Naquele tempo, as pessoas da minha equipe estavam sempre muito preocupadas em entregar resultados e bater metas. Não alcançar a meta era visto como algo perigoso e, de um forma um tanto metafórica, para algumas pessoas, a meta era vista como uma questão de vida ou morte (ainda que no sentido figurado).
Essas pessoas eram muito boas no que faziam e, levando seu trabalho a sério desse jeito, não é de se esperar nada menos do que metas sendo batidas quase sempre.
De acordo com o modelo retratado na figura Hiperaprendizagem - Estado Mental Expandido, aquelas pessoas estavam sempre operando na última coluna (16-30 Hz) que está relacionada a um estado mental bom para ação e extremamente racional.
No entanto, o modelo parece sugerir que a aprendizagem se daria de forma muito mais eficiente e prazerosa quando a pessoa está em um estado mental mais próximo da segunda coluna (8-12 Hz). Parece que, nesse estado, as pessoas estariam mais abertas a experimentar conceitos novos ao invés de prontas para defender suas posições e pontos de vista.
Se existisse um método simples, fácil e eficaz que te desse o controle sobre o aprendizado e tornasse possível ajustar o seu estado mental para ampliar a sua capacidade e velocidade de aprendizagem, você estaria disposto a experimentar?
Talvez você gostasse de experimentar algumas técnicas para gerir um dos principais motivos de perda do controle emocional. O medo.
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