6/23/14

Hiperaprendizagem - estratégia de velocidade

Hiperaprendizagem - velocidade
Nós já sabemos que o medo pode influenciar o seu estado mental e, consequentemente, impactar sua eficiência de aprendizagem. Agora, precisamos construir formas de tirar proveito desse novo conhecimento e passar a usá-lo a nosso favor.

Esta pode ser considerada uma meta bastante ambiciosa para algumas pessoas e, por conta disso, vamos tratar a questão em alguns passos. O primeiro deles conquistar a liberdade.

Um garoto que conheci, tinha grande resistência a tentar coisas novas e, apesar de ter apenas 9 anos de idade, já era considerado uma pessoas conservadora; especialmente no que diz respeito a experimentar coisas novas.

Esse menino, só conseguiu evoluir em sua criatividade quando resolveu experimentar o novo e, para isso, vencer o medo do novo foi uma tarefa muito importante. A primeira grande virada de sua vida aconteceu quando ele resolveu encarar cada um de seus contatos com seus medos como um jogo no qual, cada vez que ele encarava e se dava mal, ele perdia alguns pontos. Cada vez que ele desafiava seus medos e se dava bem, ganhava alguns pontos. Ele tinha uma regra de segurança que, se errasse 5 tentativas seguidas, ele se tornaria mais cuidadoso em suas análises e, se acertasse 5 tentativas seguidas, seria um bom indicativo de que ele estava no caminho certo e, por conta disso, poderia baixar a guarda um pouco mais e aceitar desafios ainda maiores ou arriscar um pouco mais.

Essa tática está relacionada com premiar-se quando se está certo e ajustar os planos em situações diferentes.

Desde muito cedo, o nosso amiguinho percebeu que é bem mais fácil enganar-se no início de uma jornada (sendo, por isso, prudente ir devagar nesses momentos da vida); porém, quando o caminho torna-se conhecido e nos permite identificar padrões ou semelhanças com outros caminhos já percorridos ao longo da vida,  torna-se possível tirar vantagens da experiência e correr um pouco mais de riscos calculados fazendo com que os objetivos sejam alcançados de forma muito mais eficiente.

Estratégias como essa são fundamentais para controle do medo, aumentar a auto-confiança e a capacidade de se perdoar quando, por ventura, algo sair um pouco diferente do planejado.

No comments:

Post a Comment