Você se lembra da última vez que foi exposto a uma situação complicada ou a um problema realmente difícil? Nessa ocasião, você se lembra de ter ido direto ao ponto ou passou um tempo lamentando o fato de ter sido agraciado com essa oportunidade única de crescimento?
Existe um padrão de comportamento que se repete para a maioria das pessoas. Segundo esse padrão, quando alguém se encontra em uma situação problemática, é muito comum gastar uma parte da energia em pensamentos que não estão ligados à solução do problema.
Apenas como um exemplo, quando as pessoas normais são expostas a problemas complexos, elas tendem a gastar bastante tempo em pensamentos do tipo:
Apenas como um exemplo, quando as pessoas normais são expostas a problemas complexos, elas tendem a gastar bastante tempo em pensamentos do tipo:
- Onde foi que eu errei?
- Por que isso está acontecendo comigo?
- Eu não merecia isso
- Isso só acontece comigo!
- Procrastinando
- Julgando
- Tentando se vingar
- Fingindo que o problema não existe ou...
- Simplesmente com medo
As pessoas têm o direito de lamentar e procrastinar mas é importante enfatizar que essas atitudes contribuem muito pouco para encontrar uma solução para o problema. Lembre-se, as pessoas realmente eficazes são aquelas que usam seu tempo e energia construindo soluções que deixam suas vidas e o mundo à sua volta muito melhores.
Você pode se aproximar do padrão de pensamento e comportamento das pessoas altamente eficazes. Para tanto, basta fazer como elas fazem.
Uma forma interessante de ganhar efetividade e construir muito mais usando muito menos é treinar a sua mente para executar um procedimento otimizado sempre que algum problema chegar. E, acredite, ele vai chegar!
As pessoas que possuem uma estratégia definida para resolução de problemas, quando são colocadas em uma situação complicada, não precisam pensar, elas simplesmente disparam o seu processo de resolução de problemas e, com isso, se tornam muito mais efetivas, obtendo muito mais sucesso e sendo bem mais felizes.
Experimente essa estratégia:
- Defina o problema
- Quebre o problema no maior número de partes (componentes do problema) possível
- Avalie o contexto do problema
- Avalie a relevância de cada componente do problema
- Construa uma lista de soluções possíveis
- Execute as soluções
- Teste as soluções
- Registre as lições aprendidas
- Comemore
- Exerça o direito de usufruir dos benefícios
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