9/27/13

Formando uma rede de luz

Você já se imaginou fazendo parte de uma rede de luz? Uma rede na qual estamos todos conectados de uma forma ou de outra. Uma rede que registra todas as nossas contribuições, pequenas ou grandes, luminosas ou obscuras?

No vídeo abaixo, é mostrada uma pequena parte de um lindo trabalho que apresenta, de forma muito simples e precisa, o conceito dessa Rede de Luz e como você pode usá-la para deixar a sua vida e a vida de todos os que te cercam muito melhor.

Alguns de nós vão simplesmente se maravilhar com esses conceitos. Desconfio até que alguns vão abraçar os novos conceitos e viajar em suas ondas de luz deixando a imaginação trazer todas aquelas considerações e questionamentos deliciosos que nos deixam sem saber se estamos sonhando ou acordados, sóbrios ou loucos mas, com certeza, vivendo muito melhor.

Outros se questionarão inclusive se tais conceitos estão relacionados apenas às pessoas perto do nosso círculo de influência. Aqueles ali no fundo da sala, ainda mais loucos e mais felizes do que todos nós juntos, misturarão os conceitos da Rede Luz com princípios de Teoria do Caos e, encorporando o que aprenderam no "Efeito Borboleta", imaginarão se as dores e amores da rede de luz não poderiam inclusive ser amplificadas à medida que se afastam de nós e seus efeitos positivos e/ou negativos tornarem-se ainda mais fortes (como que amplificados) lá do outro lado do planeta. Planeta?! Por que se limitar ao planeta? Por que não considerar todo o universo ou mesmo outras dimensões??? Por que não considerar também o passado e o futuro nesse modelo hipotético?

Agora que eu já te perdi; afinal, você é uma pessoa normal e, como tal, deve ter abandonado esse texto maluco antes do fim do primeiro parágrafo; eu posso me dar ao direito de fazer os questionamentos que realmente interessam.

Se os conceitos da Rede de Luz podem ser aplicados em várias dimensões, por que não aplicá-los internamente também? E, ao invés de "tratar com carinho, cordialidade e respeito, o porteiro do prédio" (conforme sugerido no vídeo abaixo), ou todas as pessoas com quem tenho contato "hoje";  por que não ser também gentil com o porteiro do meu coração?

E, já que estou surfando nessa onda de Rede de Luz, decidi aproveitar pra ser gentil também com os fantasmas do passado: erros cometido, vergonhas camufladas, desonras insuportáveis e as covardias que cometi ao longo do caminho. Erros que não consigo perdoar e muito menos esquecer em nome de um aprendizado que acaba não acontecendo. Um aprendizado que não acontece porque estou sempre muito preocupado em não danificar a carga contida nesse baú sem alças de 300 quilos. Um baú no qual estão contidas todas as minhas culpas, lágrimas e ressentimentos.

Visto por esse ângulo, talvez possamos até ser gentis com nossos avôs e avós ainda não perdoados (presentes na atual dimensão ou apenas em nossas memórias), ou, pelo menos, apreciar os pedacinhos de boas lembranças remotamente ligadas a essas figuras maravilhosas que consigamos encontrar em nossas memórias. Será que esse momento não fortaleceria nossas noções de pertencer e, sabendo que pertencemos, não passaríamos a ter uma auto-estima mais elevada?

Que tal aproveitar para sermos gentis também com aquela voz que aparece em nossas cabeças cada vez que somos submetidos a uma situação mais complexa? Essa voz que, apesar de bem intencionada, acaba nos deixando em um estado de recursos menos apropriado para a situação. Por que não tratar o baú de nossas culpas, sua carga e, principalmente, aquele que a carrega, com um mínimo de amor e compaixão?

Essa compaixão torna-se mais fácil se não julgarmos os motivos que nos levaram a aceitar essa missão que (algumas vezes) parece ser tão injusta e inútil. Será que conseguiríamos, apenas por um breve instante, aceitar a missão como legítima e abraçar o missionário que carrega esse baú cheio de culpa como quem abraça um irmão que não vemos há muito tempo? Talvez assim deixemos de ser, talvez, a parte mais pesada da carga.

Não consigo parar de pensar o quão maravilhoso não seria o mundo inteiro, de hoje, de ontem e principalmente de amanhã se conseguíssemos formar essa Rede de Luz, pelo menos dentro de cada um de nós.



Watch live streaming video from renascimento at livestream.com


Veja também:
A garota, o livro azul e a águia

1 comment:

  1. Muito bom. Maravilhoso.
    Juliano Marchiori

    ReplyDelete