10/12/13

Seis maneiras práticas para ganhar maturidade emocional

Você já se deparou com um momento no qual teve que explodir?
Já passou pela experiência de alguém te falando algo do tipo:  "É nesses momentos que a gente descobre quem tem e quem não tem maturidade emocional".

Que tal chegar em um nível de maturidade no qual você conseguirá estar alguns passos à frente como a Trinity no filme the Matrix?

O segredo é prestar atenção nas suas sensações e sentimentos. Eu vou te mostrar como fazer isso em alguns instantes de forma simples e prática. Com o tempo, se repetir esse exercício regularmente, você perceberá que há padrões; sequências de sensações, sentimentos, imagens, diálogos internos, que se repetem de forma  muito rápida cada vez que você se envolve em uma situação de stress.

Essas sequencias podem começar, por exemplo, com um conjunto de sensações do tipo frio na barriga, arrepio na nuca, calafrio nos pés, um suspiro, etc. Em algum lugar da sequência, normalmente aparece uma conversa interna com uma voz que, na maioria das vezes julga e critica  ou dá ordens que você simplesmente cumpre sem questionar ou, pior, se culpa por não ter cumprido (com a ajuda nada carinhosa da voz crítica).



Ainda como parte da sequencia , é comum o sangue ferver e, antes que você perceba, já está envolvido até o pescoço numa situação que preferia evitar: uma briga, uma discussão ou tomando uma decisão importante de cabeça quente.

Supondo que você tenha chegado a um nível de consciência que te permita perceber quando uma situação problemática está prestes a acontecer. Nesse nível de consciência, há uma forma bastante criativa e divertida de organizar os pensamentos e dar voz aos vários "Eu"s que co-habitam dentro de você. Essa técnica ajuda a respeitar e a garantir o direito que todas as partes envolvidas têm de se expressar a sua própria maneira. E, dessa forma, que elas consigam dar suas valiosas contribuições não só na concepção do problema mas também na execução do plano de ação.

Essa técnica é conhecida como pensar com seis chapéus diferentes :
Essa é uma técnica muito poderosa na gestão de os conflitos internos. Sua aplicação pode ajudar a satisfazer as necessidades das várias partes envolvidas e minimizar o impacto de potenciais agendas ocultas.

Veja uma explicação mais detalhada a respeito da técnica (com um mapa mental inclusive) em Os 6 Chapéus de Bono e na apresentação abaixo.


Material adicional recomendado:

2 comments:

  1. Caramba. Tá ficando bom nisto. È importante ser mais do que o dia a dia, só mudamos se reconhecemos o quanto estamos inertes. Mas quando mudamos temos que ter tranquilidade de aceitar.
    HBO

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu HBO! Seu apoio enche o peito de alegria e o coração de vontade pra avançar no trabalho!
      Grande abraço.

      Delete